quinta-feira, 15 de julho de 2010

Sol

Aew estamos felizes hoje? NÃO.
Meu peixe morreu (pela 276126757º vez) . Garfield, tinha uns 6 meses, era o melhor peixe. Mas amanhã vou substituí-lo, concerteza; Aguardem.
Mas nosso amigo Antônio finalmente começou a entender e perder o medo das coisas da vida..
Graças á ele hoje tenho esse blog, na verdade foi graças ao hopi hari.. Sei lá, foi graças á alguem ae.
Acontece pessoal, que na vida nós ajudamos as pessoas á se ajudarem e no fim de tudo nós ganhamos a própria vida em troca. É o mais valioso não é?
Então foda-se shaushaushau, vamo esquece tudo isso e tocar pra frente, aprendendo com nossos erros e sem duvidarmos de nossa capacidade.

"Eu perdi o meu medo, o meu medo, o medo da chuva" RAUL (amanhã aqui =D).
(Se algum jornalista tiver acompanhando o blog teria como PARAR DE FALAR MEU NOME NA TV? Já me tiraram a profissão de goleiro, querem mais o quê?? Obrigado)
O que vim falar para vocês nesta quinta chuvosa, é sobre o Sol, nosso Astro Rei. Que governa os ciclos de nosso planeta; inspira músicos, poetas e nós seres mortais... Acompanhem:




O SOL

O Sol é o objeto mais prominente em nosso sistema solar. É o maior objeto e contém aproximadamente 98% da massa total do sistema solar. Cento e nove Terras seriam necessárias cobrir o disco do Sol, e em seu interior caberiam 1,3 milhões de Terras. A camada externa visível do Sol é chamada fotosfera, e tem uma temperatura de 6.000°C. Esta camada tem uma aparência turbulenta devido às erupções energéticas que lá ocorrem.

A energia solar é gerada no núcleo do Sol. Lá, a temperatura (15.000.000° C) e a pressão (340 bilhões de vezes a pressão atmosférica da Terra ao nível do mar) são tão intensas que ocorrem reações nucleares. Estas reações transformam quatro prótons ou núcleos de átomos de hidrogênio em uma partícula alfa, que é o núcleo de um átomo de hélio. A partícula alfa é aproximadamente 0,7 porcento menos massiva do que quatro prótons. A diferença em massa é expelida como energia e carregada até a superfície do Sol, através de um processo conhecido como convecção, e é liberada em forma de luz e calor. A energia gerada no interior do Sol leva um milhão de anos para chegar à superfície. A cada segundo 700 milhões de toneladas de hidrogênio são convertidos em cinza de hélio. Durante este processo 5 milhões de toneladas de energia pura são liberados; portanto, com o passar do tempo, o Sol está se tornando mais leve.


Diagrama do Sol

A cromosfera está acima da fotosfera. A energia solar passa através desta região em seu caminho desde o centro do Sol. Manchas (faculae) a explosões (flares) se levantam da cromosfera. Faculae são nuvens brilhantes de hidrogênio que aparecem em regiões onde manchas solares logo se formarão. Flares são filamentos brilhantes de gás quente emergindo das regiões das manchas. Manchas solares são depressões escuras na fotosfera com uma temperatura típica de 4.000°C.

A coroa é a parte mais externa da atmosfera do Sol. É nesta região que as prominências aparecem. Prominências são imensas nuvens de gás aquecido e brilhante que explodem da alta cromosfera. A região exterior da coroa se extende ao espaço e inclui partículas viajando lentamente para longe do Sol. A coroa pode ser vista durante eclipses solares totais. (Ver a Imagem do Eclipse Solar).

O Sol aparentemente está ativo há 4,6 bilhões de anos e tem combustível suficiente para continuar por aproximadamente mais cinco bilhões de anos. No fim de sua vida, o Sol comecará a fundir o hélio em elementos mais pesados e se expandirá, finalmente crescendo tão grande que engolirá a Terra. Após um bilhão de anos como uma gigante vermelha, ele rapidamente colapsará em uma anã branca -- o produto final de uma estrela como a nossa. Pode levar um trilhão de anos para ele se esfriar completamente.


Fonte: http://www.if.ufrgs.br/ast/solar/portug/sun.htm


Aproveitem a matéria, semana que vem falo sobre a Lua. =D




Até

5 comentários:

  1. haha dale Tonho! =P

    "Qm ñ vive pra servir, ñ serve pra viver!"

    Sol, maravilhoso....

    Aguardando o post sobre a Lua, majestosa sobre a noite... *-*

    Abrass

    ResponderExcluir
  2. mas hein...
    bruno...se o sol vai explodir e virar uma estrela como a nossa, vai acabar de vez a vida terrestre? tipo..vai engolir a terra antes...entendi...mas tipo...o sol vai acaba e nunca mais vai ter outro sol de novo?? o.O

    Abrasss

    ResponderExcluir
  3. Vlw Mica, a Lua é mesmo foda..
    Há contradições sobre essa teoria Antônio, há meios de a Terra escapar (se conseguir se mover 1,5 ou para ser mais exato e não sofrermos riscos nenhum 2 UA) e há quem acredite que daqui há zilhões de anos ela ainda não tenha se movido. Mas do que adianta escaparmos se ficaremos sem a base de tudo? O Sol.
    É meio impossível outra estrela do tamanho do Sol entrar exatamente em sua órbita quando o desastre acontecer...Mais.. Eu num vo ta vivo mesmo shaushau
    Vlw pelos coments.

    ResponderExcluir
  4. Bom.... o negócio então é aproveiar o SOL (qdo ele resolver voltar pra Indaiatuba - -')

    ResponderExcluir