terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Calcule um pouco

Empresas norte-americanas são calculistas.
Tinha isso anotado aqui em minhas notas, devia ter uma razão bem maior do que tem agora.
Mas resolvi fazer essa frase perder o sentido, lendo-a de novo e de novo... Me peguei olhando o sujeito como se fosse uma pessoa com vida própria. Ora, como uma empresa concretizada e cimentada poderia ser calculista ?
Daí joguei no Google e ele me mostrou somente resultados de engenheiros e obras em processo. Coisas que eu não queria mesmo saber.



Será que o Google entendeu o mesmo que eu ?
Acho que sim, pois me mostrou dados e números e não um livro à venda sobre a psicologia das empresas.
Os gerentes de recursos humanos de empresas norte-americanas são calculistas. Isso porquê eles sabem o que você vai dizer e querem saber como irá se virar na próxima pergunta, ou seja, a primeira é totalmente inútil, só deve seguir o padrão, o qual deve ser seguido (repetindo). 
Mas esse jogo de ser calculista e etc, de querer anteceder um assunto e até interrompe-lo não passa de um modo de controlar o contexto. Sim, novamente controle!
O calculismo é o joguinho do: Diz o que eu quero ouvir de primeira e caia bem em meu conceito de segunda que eu gosto de você na terceira. Será que isso funciona ? Será que esses gerentes mantém o calculismo como um estilo de vida? E se mantém, será que poderíamos modificar as palavras para controle de expressão? Afinal, não se pode prever se o próximo candidato será negro, de uma religião umbandista e homossexual ou um argentino que fale sete línguas e católico. Mas se um desses dois jogar no calculismo do entrevistador, este pode passar a amar a religião umbanda sem nunca tê-la ouvido e até ir pra casa sanado de sua consciência anti-racismo. Mas isso é se enganar. É dizer a si que o carinha jogou como eu queria, portanto me dou bem com tudo o que tiver haver com ele. Calculei antes.
Só se esquece de que cálculos dão errado e do principal: Não se controla a vida. E isso eu escrevi ontem aqui, agora se alguém aí calculou que fosse fazer um post duplo do assunto, previu muito bem!
As escolhas no meio do caminho são escolhidas a dedo ou não, mas o resultado final é um mistério.

Empresas norte-americanas são controladoras. Controle = Insegurança 
Empresas norte-americanas são inseguras.
Agora gostaria que estivéssemos falando do alicerce de concreto dela, pena que são de seus funcionários.
Se a insegurança está falando mais alto, o medo de errar têm crescido. E podemos relacionar esse medo com a descoberta de outros horizontes ? Pois só temos medo quando sabemos que existe algo que Não conhecemos... E não conhecemos porque não tivemos a experiência de conhecer tal horizonte e enfrentar o medo. A experiência repele o medo. 
E se existe medo na contratação de novos funcionários, então talvez o medo seja de substituição por mais experiência lá fora. É difícil olhar por cima e tirar uma conclusão sobre o comportamento destes gerentes, mas sabe-se que o termo calculista não é tão amedrontante quando explorado, pois representa fraquezas inconscientes e que fazem com que essas medidas consideradas duras sejam tomadas. 
E quando são realmente tomadas, causam em entrevistados insegurança e medo, gerando um profissional calculista no futuro e claro, controlador.

Até.;x

Nenhum comentário:

Postar um comentário